domingo, 11 de junho de 2017

Como chegar à Machu Picchu em trem com crianças

Vou contar sobre o trem que leva turistas à Águas Calientes, que é a cidade destino para depois pegar o ônibus à Machu Picchu.  Ou seja, o trem não vai à Machu Picchu... Para mim, esta parte do roteiro foi a mais difícil de decidir porque é muito, mas muito, mas muuuuito difícil entender as coisas pelo site e, aqui no Peru, a maioria das empresas não explicam as coisas para quem telefona. Eles sempre pedem para mandar um email. Só que, por email ninguém consegue perguntar tudo como em uma conversa telefônica e tampouco consegue ter as respostas completas como gostaria. Eu comprei roteiro meio no escuro porque não consegui esclarecer minhas dúvidas direito. 


Como chegar à Machu Picchu em trem com crianças  Machu Picchu with kids trem Inka Rail train


A ESCOLHA DO TREM

Há duas empresas. Qual a melhor? Só fui em uma, mas me pareceram iguais. Escolha uma e pronto.

Massssss depois de escolher a empresa, tem que escolher o trem cujo valor da passagem vai caber no seu bolso. O meu bolso não quis "soltar dinheiro" para o mais caro e luxuoso, que custa mais que o dobro do preço. Até fiquei bem tentada com a idéia de fazer o passeio luxuoso mas achei um desperdício de dinheiro (agora não acho mais que seria desperdício). Escolhi o Executive class (que eu não entendo por que chamar de classe executiva se ninguém lá vai trabalhar ou executar nada além de relaxar... tantos nomes legais que poderiam ser dados para esta classe mais barata! Classe apertada seria um bom nome e  faria jus ao que é vendido)

IMPORTANTE: se comprar tudo online, PASMEMMMMM, tem que retirar bilhete físico na loja. Sim!!! Acredite que ainda existe este método arcaico de venda. Na praça central de Cusco tem loja física. Lá você poderá retirar o bilhete físico do que comprou online e que, em qualquer outro lugar do mundo, seria suficiente para viajar. PRECISA ir à loja física ou você não viaja.

E não esqueça de comprar a entrada para Machu Picchu também para não correr o risco de chegar lá e não entrar.

A ESCOLHA DO LUGAR DE SAÍDA

Se a sua viagem sai em época de seca (maio a setembro) você pode escolher saída e chegada em Poroy, que fica a 20 minutos de Cusco. Evitando assim dormir em Ollantaytambo e ter que mudar de hotel, blablabla de confusão.

A ESCOLHA DOS ASSENTOS

Eu pedi NÃO viajar de costas porque fico com vertigem. E adivinhem??? CLAROOOOO que viajei de costas ida e volta. Não adianta, você fala uma coisa e a atendente não ouve.

O pior de tudo, por telefone me disseram que, se o meu assento estivesse de costas eles poderiam mudar para frente. MENTIRA. Ninguém mudou assento nenhum, não tem como mudar. Se você não pode ou não quer viajar de costas por 6 horas, nem vá com a Inka Rail, porque tem 50% de chances de viajar de ré. 


Como chegar à Machu Picchu em trem com crianças  Machu Picchu with kids trem Inka Rail train

Além do problema de viajar de ré, na ida você não vai ver nada. Absolutamente nada. Nem adianta esperar ver o que mostram nas fotos do site porque as janelas do trem ficam todas fechadas e com toda aquela gente respirando lá dentro, as janelas embaçam e a visibilidade é zero. Assim que, aproveite para dormir. 

A ESCOLHA DOS HORÁRIOS

Bate volta no mesmo dia saindo de Poroy (estação perto de Cusco) só tem uma opção. Saída 5:55h e retorno 16:12h. 

Para outros locais de saída, visite o site da empresa de trem.

O QUE LEVAR

Sobre o que levar há uma lista aqui, mas especificamente para o trem, leve paciência, muita paciência porque os assentos são apertados, mas muito apertados. E você vai dividir a mesa com alguém que nem conhece então não vai querer chutar a outra pessoa mas vai acabar chutando várias vezes e vai ser chutada com total certeza. 

Mais uma dose de paciência para os copos que ficam "dançando" nas mesas com café e chá quente porque ninguém teve a brilhante idéia de fazer um buraco para copos nas mesas. Se você tiver muita sorte, nenhuma bebida quente vai derramar em você. 


Como chegar à Machu Picchu em trem com crianças  Machu Picchu with kids trem Inka Rail train

Durante o trajeto é servido um lanchinho de bolachas ou outros petiscos mas nada é vendido. Se quiser comprar algo, não tem. Leve do hotel ou compre na estação de trem.

SEGURANÇA

Achei a segurança com crianças muito precária. Para fazer o teste, deixei meu filho entrar na estação com uma pessoa que conheci no passeio e ninguém pediu documento da criança. Ou seja, qualquer pessoa poderia ter roubado meu filho e levado embora de trem. Ninguém pediu para ver passagem nem documentos. 

Decidiu não ir depois de ler este post? Pois eu acho que o trem faz parte do tipo de viagem que é "ir à Machu Picchu". Talvez o trem estrague no caminho e pare por trinta minutos (e ninguém vai te dizer por que parou), mas é parte da aventura...

Para saber mais sobre a viagem à Cusco e região com crianças, siga os links: o que levar, roteiro de 5 dias, como e se devo ir com crianças, aonde comer e dormir, passeios extras

6 comentários:

  1. Caramba, vou ler novamente meus posts pois não lembro desses detalhes. Achei que o trem balançava muito e me deu enjoo. tb tenho horror a viajar de costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trem balançando e andando de costas é receita certeira para enjoo mesmo Lilian...

      Excluir
  2. Ai Tati, eu também enjoo fácil.
    Eu quero muito conhecer Machu Picchu, mas morre de medo de passar mal da altitude e agora vc me diz que as chances de viajar de costas é grande???
    Estou adorando seus posts sobre o destino. estão ajudando a organizar minhas ideias para quando a nossa viagem sair.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Super alerta vermelho pra mim isso de viajar de costas, principalmente se chacoalha muito!
    Tensa também essa história de não ter segurança na estação pros pequenos, né?
    50% do motivo de ainda não ter ido nessa viagem é medo de passar mal, no trajeto, lá, questão de altitude e tudo mais. Adorando suas dicas e seu relato!

    ResponderExcluir