segunda-feira, 15 de maio de 2017

O que fazer e comer em Lunahuana, um day trip desde Lima

Quando moramos em lugares assim, digamos, exóticos e decidimos viajar, minha cabeça já pensa que é obvio que não vai ter comida direito. Sempre levo lanches na bagagem... barrinhas de cereal, etc. Ainda mais no Peru aonde a higiene nos restaurantes é um super problema não resolvido. Quase impossível não conhecer uma, duas ou umas 30 pessoas (como eu conheço) que passaram muito mal comendo no Peru. Mas vamos às dicas, chega de blablabla...

rio Lunahuana Peru rafting day trip

O QUE FAZER

Quadrimoto: muito divertido mas sem segurança. Vimos um acidente no caminho e ninguém para ajudar. Não leve crianças pequenas. Custa em torno de US$ 7 por moto. Amei o passeio, a aventura empoeirada e a paisagem.


quadrimoto dust poeira lunahuana peru

Rafting: Faça meio rio se for iniciante e rio completo se você é experiente no assunto. Mas, POR FAVOR, não leve crianças pequenas.  O negócio é tão "enjambrado" que deixam ir crianças de até 2 anos. Um perigo. E tem pais que levam! Terrível.  Nós usamos a empresa Global Adventure, foi tudo bem, saímos vivas kkkk mas é bastante improvisada a coisa. Vista sua roupa de aventura e não deixe de ir porque a paisagem é de tirar o fôlego. Use roupa que seca fácil e bem leve e leve uma roupa para trocar.

Vitivinicolas: há duas para visitar. Não perca tempo escolhendo, vá às duas. São propostas diferentes.

REINA DE LUNAHUANA: o lugar é super original, o piso é todo feito de sementes de uva e, se você se organizar para ir em março vai poder pisar nas uvas para fazer o vinho. Muito legal! Ao lado da vinícola eles também produzem mel e as crianças vão gostar de conhecer o processo de produção.  Têm mel de muitos sabores, propolis e tudo mais que as abelhas produzem de gostoso.


rio Lunahuana Peru rafting day trip reyna de lunahuana pisco

VIÑA LOS REYES: compre o suco de uva branca (que horror! Uva "branca". Nem decorei o nome da uva). Meu filho amou, delicioso e sem açúcar! E coma a pizza feita por um jovem e simpático casal de italianos que estão rodando o mundo fazendo pizzas. Tomara que ainda estejam lá quando você for.

MIRANTE: para ter uma vista legal da cidade e montanhas, suba o caminho que fica ao lado da estação policial. Apesar da quantidade absurda de lixo jogado no chão e da precariedade do lugar, vale pela bonita vista lá de cima.


vista do mirante de lunahuana peru


mirante de lunahuana peru

COMER

Todos restaurantes deixam entrar cachorro. Se você tem medo, procure uma mesinha mais escondida. Este assunto cachorro de rua é outro problema viral pelo país.  O governo não faz nada para resolver e os coitadinhos vivem mendigando. 

Outra dica é levar álcool gel para limpar as mãos.  Esta dica é preciosa porque falta muita água pela cidade e, nem sempre você vai conseguir lavar as mãos antes de comer... (e nem fique imaginando como preparam comida sem água, melhor não pensar nisso).

RUNA HUANAC: mais do que recomendado. O dono é muito atencioso, tem menu de almoço por US$5. Bem completo e muito limpo. Se sobrar fôlego depois das aventuras, à noite tem karaoke. 

comer lunahuana peru saudável Runa Huanac truta

Além dos restaurantes que recomendei, em cada esquina tem quioscos que vendem bolachas e frutas. Fome ninguém passa por lá.  Lembrando que comida crua, sucos, saladas são altamente não recomendáveis a não ser que você mesma prepare.

Para saber como chegar e aonde dormir, clique AQUI

Para saber algo que eu esqueci de contar, escreva abaixo nos comentários.

Restaurante Runa Huanac: 01 7213755 - Alfonso Ugarte 405

8 comentários:

  1. Fala sério? Nunca imaginei que fosse tão arriscado comer assim no Peru. Bom, vou seguir teus conselhos quando for. beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter cuidado mesmo. Mas seguindo as recomendações não terão problemas. Beijo.

      Excluir
  2. Confesso que não gosto muito de comidas diferentes e sofro um pouco qd viajo. Sinto falta do arroz com feijão do dia a dia rsrs. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Tirando o quesito cachorros esse post poderia ter descrito muitas cidaades e a comida daqui....rs Aqui conhecemos como ¨Mal de Monteczuma¨, quando passam mal e quase viram do avesso pela comida....rs Bem familiar seu post!kkkkk Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imaginava essa característica do México. É bom ter cuidados mesmo. Obrigada pela dica.

      Excluir
  4. Tati, eu já te falei que sou louca pra conhecer o Peru, né? Que passeio delícia!!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas e preciosas recomendações. Eu e meu marido somos chatésimos para comidas diferentes e típicas. Sempre procuramos um restaurante italiano pra comer uma massinha ou pizza. Já vi que iríamos sofrer mas as paisagens são bonitas.

    ResponderExcluir