segunda-feira, 1 de maio de 2017

Planejamento de viagem de 5 dias à Maras, Cusco e Machu Picchu com criança

Moramos no Perú há mais de um ano e chegou a hora de conhecer o que há de mais famoso aqui: Machupicchu e Cusco. Decidi levar o meu filho de 5 anos depois de conversar com um amigo que já levou o filho, da mesma idade, várias vezes. Como foi muito mega difícil achar informações específicas sobre esta viagem com crianças, decidi escrever o passo a passo do meu planejamento de viagem. Vamos lá?


planejamento de viagem para cusco machu picchu maras com criança lhama

Passagens

Se você é residente no Perú, tem passagens com preços muito bons (paguei 70 dólares ida e volta por pessoa), é só ficar de olho e não esquecer de mostrar o seu documento de residente no aeroporto quando fizer o check in

Dica: não chegue em Cusco antes do horário de check in do seu hotel. A recomendação é chegar e ir descansar um pouco no quarto por causa da altitude. Ou seja, se você ficar ansiosa para chegar logo lá e pegar o voo das 6 da manhã. como fará o check in? Ideal voo depois das 9  da manhã para chegar e logo ir ao quarto.

Hotel

Tem para todos os gostos, ou melhor, para todos os bolsos, porque nem sempre nosso gosto combina com o que podemos gastar, né? Como eu vou com criança pequena, é um lugar que não conheço, tem o "assuntinho" da altura, então decidi ir em um hotel 4 estrelas para ter mais estrutura. Se eu fosse sozinha, poderia me aventurar em uma pousada ou outras opções mais econômicas, mas decidi não arriscar com criança. 

Dica: se hospede o mais perto possível da Plaza Mayor. Desta forma, poderá fazer passeios a pé e voltar ao hotel quando seu pequeno viajante se sentir cansado. Também terá mais opções "a mão" de restaurantes, cafés, mercados para ir intercalando museo, lanche, etc. 

Para os residentes no Perú, o hotel tem 18% de taxa a mais... Ou seja, o que economizou lá no avião, vai gastar aqui. Não tem jeito...

Trem de Cusco a Machu Picchu

Esta parte é mega complicada de entender pois os sites dão tantas opções que o cérebro dá um nó. Então, eu como fiquei com nó na cabeça, comprei o que me pareceu mais óbvio: Cusco (Poroy na verdade, que é um lugar a 20 minutos de Cusco) primeiro trem de ida e retorno para Cusco no trem do meio da tarde. E pronto. Veremos se fiz a coisa certa...

Há duas empresas que fazem o trajeto: Incarail e Perurail. Não sei ainda a diferença entre elas. Escolhi pelo horário que gostei mais porque pelos videos disponíveis as duas parecem ser muito semelhantes. 

Se a sua viagem é em época de chuvas (até abril) a opção Cusco - Machu Picchu não está disponível. Tem que ir até Ollantaytambo e pegar o trem partindo de lá. 

Dica: vai com crianças? Então não reserve o dia todo em Machu Picchu porque vai ser muito cansativo. Vá no primeiro trem e volte à tarde. Não deixe para voltar a noite. Lembre que são 6 horas em trem e mais o passeio. 

Passeio para a salina de Maras

Pesquisando sobre o que fazer na região, me interessei muito sobre esta salina porque eu compro o sal de lá e usamos sempre em casa. Quero ver como se produz e achei que seria interessante para meu filho ver de onde vem o sal. Também acho uma opção legal para variar um pouco e não ficar só em ruínas, ruínas, ruínas, passado, passado, passado. Acho que seria cansativo para todos. Quero ver um pouco de presente para variar...  Há várias opções para fazer este passeio que dura meio dia.  

Roteiro final:

dia 1: chegar ao hotel em horário de check in (11:00hs), descansar no quarto e dar uma volta pelo centro, conhecendo museus, tudo com calma para facilitar a adaptação à altura com criança.

dia 2: dia em Cusco, visitando museus e conhecendo com calma a cidade que tem muito a oferecer (ao menos é o que dizem...). Manhã: tranvia até Sacsayhumán. 
Tarde: Museo de arte precolombino, Museo Arqueológico de la Universidad Nacional San Antonio Abad, Museo de Sitio del Coricancha, Museo del Convento de Santa Catalina

dia 3: ir à Machu Picchu no primeiro trem da manhã e retornar no início da tarde (com empresa IncaRail)

dia 4: ir à Maras+Moray+Chichero - o tour retorna às 14:30, permitindo visitar mais algum museu de Cusco à tarde

dia 5: regresso à "casita"

Não esqueça que o acima é um planejamento. A viagem ainda não aconteceu, portanto, não tenho como garantir que acertei nas escolhas. 


Para planejar mais e melhor, li dicas aqui:
Viagem simplesmente: Machupicchu de moto
Quero viajar mais: Por que eu não gostei das ruínas de Cusco e Machu Picchu
Uma Senhora Viagem Vários posts sobre a viagem 
Get Outside: 8 coisas que vocês deve fazer em Cusco
El Comercio: Cusco para niños
Guia oficial da cidade

14 comentários:

  1. Gostei desse planejamento e das dicas. Vou esperar as crianças crescerem um pouco para explorar a região e aproveitarmos mais.

    ResponderExcluir
  2. Essa era quela viagem, que eu iria ir, né? heheh.Só na expectativa das fotos dessa viagem. beijo.

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ir para Machu Picchu com o guri. Adorei as dicas. Vou acompanhar a viagem!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Tati, achei o post providencial. Dicas bem úteis para evitar roubadas. Tô no aguardo das novidades :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati. Sabe que pesquisei recentemente sobre Machu Picchu com crianças e fiquei com medo de ir. Depois me diga se é perigoso mesmo ir com crianças de 5 anos por conta dos desfiladeiros ou se dá para fazer o passeio com os pequenos. Ando doida para conhecer este paraíso. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Machu Picchu deve ser demais, ainda não conheço. Muito importante seu planejamento, para viajar com criança é preciso ter alguns cuidados. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. Tati, fico super feliz que finalmente você vai pra Machu Picchu!!! Vou aguardar e acompanhar sua experiência, porque é uma viagem que está super na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Em breve muitas perecepções da viagem por aqui. Bj

      Excluir