segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

FAMÍLIAS DESEMPILHADAS: Serra Gaúcha além de Gramado e Canela, por Claudia Bins e família

O quarteto Mezzo Mondo tem um quinto integrante que é a paixão por viajar. Eles moram no sul do Brasil e hoje dividem com a gente dicas de um cantinho da serra gaúcha chamado Bento Gonçalves, lugar este que frequentam e conhecem super bem. Espero que gostem! Eu adorei e quero ir em breve.

Serra Gaúcha além de Gramado e Canela

Nós amamos Gramado e Canela! Somos gaúchos e moramos em Porto Alegre então visitamos a região no mínimo 2 vezes ao ano. Adoro a variedade de atrações oferecidas e o calendário interessante o ano todo. Porém é preciso dizer que a serra gaúcha oferece outras atrações que são lindas, não muito longe dali e que agradam a família toda. Pensando nisso, contarei aqui um pouco de nossas andanças por Bento Gonçalves, cidade que nos encanta mais a cada vez que visitamos.

Saindo de Porto Alegre, Bento Gonçalves fica a cerca de 150 km de distância. A cidade é muito conhecida dos gaúchos pelas vinícolas e também pela colonização italiana, o que faz com que as opções de gastronomia da região sejam uma atração a parte. Já na entrada, o pórtico em formato de barril deixa bem evidente a vocação da cidade e as crianças adoram. Bem ao lado do pórtico fica um escritório de turismo com atendentes muito simpáticos, que auxiliam os visitantes com mapas e dicas preciosas.


Passando pelo centro da cidade em direção ao Vale dos Vinhedos, logo a estrada se divide e podemos escolher se queremos visitar o Vale ou então visitar os Caminhos de Pedra. O Vale dos Vinhedos abrange mais de 20 vinícolas, hotéis, pousadas e restaurantes para o deleite dos visitantes. Algumas são bem conhecidas em todo o Brasil, tal com a Casa Valduga, Aurora e Miolo e outras menores mas não menos charmosas. 


Algumas oferecem visitação as caves e aos vinhedos, além de mini-cursos de degustação orientados por enólogos. Outras vinícolas oferecem programação bem diferente como picnic ou então durante a vindima, época em que podemos participar da colheita da uva. É uma festa só! 
Para ver todas as vinícolas da região clique aqui.



O trecho conhecido como Caminhos de Pedra, por sua vez, foi uma ideia genial que surgiu nos anos 80 quando realizaram um levantamento do acervo arquitetônico do interior do município. Esse levantamento identificou algumas casas bem antigas, de madeira ou de pedra que conservavam as características da época da colonização. O roteiro então criado visava o resgate, preservação e divulgação da cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875 e, juntamente com as casas, incluía pontos de visita com atrações diversas, que foram sendo ampliadas ao longo do tempo, tais como a Casa da Ovelha, Casa da Erva-Mate, Casa do Tear, além de restaurantes, cafés e muito mais.



Mas não acabou ainda! Quem visita a cidade pode também fazer um passeio de trem, uma Maria Fumaça, que parte da estação de Bento Gonçalves e leva os visitantes por um roteiro repleto de cantoria, vinho e atrações típicas da serra gaúcha. O passeio custa 89,00 por pessoa (crianças até 5 anos não pagam) e dura cerca de 2 horas. Informações e reservas pelo telefone 54-3455-2788.


Os passeios são um encanto e estando tão próximo da capital e também de Gramado/Canela (cerca de 120 km) é uma excelente opção para quem quer conhecer mais a região.  A gente gosta tanto que escreveu um livro para crianças, contando sobre nossas visitas. O livrinho é dedicado a crianças de 3 a 11 anos, é interativo e em forma de versos rimados. Saiba mais aqui. Para saber mais sobre a região e o roteiro que inspirou o livro visite o blog Mezzo Mondo, onde contamos em detalhes tudo o que amamos por lá.

Obrigada Tati, pela oportunidade de estarmos aqui. Nós amamos o convite!

Claudia Bins

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada à você, pelas dicas, lindas fotos e carinho.

      Excluir
  2. Tati, adorei as dicas da Claudia!! A região parece ser realmente linda!! :)

    ResponderExcluir
  3. Amei o post - e adoraria um tour pela Casa Valduga! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade da minha terra!!! Outra coisa que me marcou muito em Bento Gonçalves são os Ipês, lindos!!!
    Obrigada por me fazer reviver lembranças tão deliciosas
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Que lugar delicioso! =) Quero muito conhecer! Tati, adoro esse espaço que você tem para dicas! E Claudia, super agradecida por ter compartilhado! :)
    Adorei meninas!!! Beijos, Julia!

    ResponderExcluir
  6. A serra é sempre um programa legal para todos. E cada foto linda :) Adorei. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Eu adoro as Serras Gaúchas e tenho muita vontade de ir a Bento Gonçalves. Fui quando criança, nem lembro! Adorei o post, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por Gramado e Canela e esse ano conheci o Caminhos de Pedra.Vale muito fazer esse passeio.
    Ótimo post Cláudia

    ResponderExcluir