quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CARTAGENA EM DOIS DIAS

Decidimos fazer um "bate volta" com destino Cartagena, o caribe colombiano. A viagem durou dois dias.

cartagena caribe colombia

Como não queríamos gastar muito e ver "qual era" a da cidade, ficamos pela região central, em um hotel mais barato. Já adianto que adoramos a cidade mas na próxima ficaríamos em algum hotel mais completo para curtir praia limpa e descanso durante o dia.



cartagena caribe colombia
pescadores na praia em frente ao hotel, em Bocagrande
HOTEL HAMPTON BY HILTON: o hotel é ok. Tem uma boa estrutura de café da manhã e o quarto é bom. Mas o problema é que a praia que eles anunciam como a uma quadra do hotel é horrenda. Além dos ratos de tamanhos de gatos (que só vimos depois que nosso filho já tinha brincado bastante na água), a praia tem esgoto a céu aberto e vendedores ambulantes que não permitem a pessoa respirar.  O mar não é azul caribe, é marrom. Mas nosso filho adorou! Como é bom ser criança... Perto do hotel tem lojas mesmo, como diz no site, mas o lugar é sujo e as opções de restaurante são péssimas. Para comer é necessário ir para a cidade amuralhada.



O que eu recomendo: se o objetivo é conhecer um pouquinho de Cartagena em bem pouco tempo, vale ficar na cidade amuralhada. Já que não vai dar para curtir a praia mesmo, pelo menos dá para desfrutar da parte legal da cidade e visitar os museus.  



PARA COMER:

1. SWIKAR BALINHAS ARTESANAIS: estas balinhas têm a cada da infância. São lindas e dão perfeitas lembranças de viagem para os amigos mais queridos. O processo de fabricação ocorre ali mesmo, na nossa frente e é bem legal mostrar para as crianças como um monte de açúcar vira uma bala tão bonita.




2. LA VITROLA: restaurante super tradicional da cidade, a comida uma delícia deliciosa. Não dá para ir para Cartagena e não comer lá!!! 


PS: conversando com uma amiga hoje ela me comentou que tentou jantar no La Vitrola e que foi barrada na porta de entrada porque estava com crianças e de bermudas. Também disse que outro casal passou pelo mesmo problema porque o homem estava de mocassim e bermudas. A experiência de não poder entrar no restaurante de minha amiga aconteceu à noite, já a nossa experiência feliz, com filho e bermuda, aconteceu em horário de almoço... O que posso recomendar agora, depois de saber do ocorrido é que, se você estiver com crianças, tente ir ao meio dia e já com um plano B na manga.


3. LA DIVA PIZZARIA (não tem site. Endereço: ‪Centro Historico de Cartagena, Calle Ricaurte Edificio Ricaurte #31 - 38, Cartagena. Muito perto do Museo Naval que recomendo abaixo). Jantamos aqui duas vezes. Pizza deliciosa, massa crocante. Salada imperdível. O serviço é muito bom. 



COMPRAS: na cidade amuralhada DESIGUAL, VELEZ, MARIO HERNANDEZ e várias outras lojas de artesanato local (esculturas, bijuterias, acessórios).



cartagena caribe colombia artesanato

TO DO COM CRIANÇAS PEQUENAS na cidade amuralhada em um fim de semana:


cartagena caribe colombia

1. MUSEO NAVAL DEL CARIBE: lindo museu. Para as crianças tem muitos itens interativos, o que torna a visita mais interessante. Aqui é possível aprender mais sobre a historia da cidade e do país, com as historias fascinantes de piratas e da interessante independência de Cartagena.


cartagena caribe colombia museu naval

2. ANDAR DE "CARRUAGEM": este programinha para as crianças é muito gostoso, além de aprendermos muito sobre a cidade amuralhada, ainda dá para criar mil historias para os filhos sobre estar em uma carruagem, reis, príncipes, piratas, enfim, é um passeio para deixar voar a imaginação. Pode durar  de 20 a 60 minutos, é preciso combinar tempo com o cocheiro antes de iniciar o trajeto. Nós fizemos o de 20 minutinhos, que foram suficientes para matar a vontade de carruagem. No site é possível decidir qual o melhor trajeto para você.


cartagena caribe colombia carruagem

3. ANDAR NA MURALHA AO POR DO SOL: este é outro passeio muito gostoso e imperdível para quem visita a cidade. Como é tudo cercado por uma muralha, nada mais importante do que subir na mesma e dar uma volta. Tem um restaurante muito grande no meio do caminho, mas não posso recomendar porque não fomos, mas parece ser bem legal parar por ali para ver o fascinante por do sol tranquilamente. 


cartagena caribe colombia

2 comentários:

  1. Tati, adorei as dicas! Vou pra Cartagena agora em fevereiro com a Gigi, minha irma e meu sobrinho de 5 anos. Entrei no link do restaurante La Vitrola e consta uma informacao de que criancas nao sao aceitas, isso e verdade?
    Beijos Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que delìciaaaaaa, espero que tenham uma excelente viagem!
      Sobre o restaurante La Vitrola, quando fomos também dizia que era proibido com crianças, mas ignoramos o aviso e fomos assim mesmo. Fomos super bem tratados, o garçom tratou o LF super bem e a comida estava deliciosa. Na mesa ao lado havia outro bebê. Talvez eles tenham permitido porque fomos em um horário cedo, logo que abriu e o restaurante estava vazio.
      Mas recomendo dar uma ligadinha antes (ou fazer como fizemos, passar lá e entrar...)
      beijos! E excelente viagem! Tati

      Excluir